Laboratórios Multiusuário
Estrutura Multiusuário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia


Sobre o Banco Genético da Embrapa (BGE)
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) ao longo de sua história tem envidado esforços para consolidar uma estrutura de pesquisa, conservação e intercâmbio de recursos genéticos. Nesse sentido, nos últimos anos o Cenargen investiu na modernização da estrutura de conservação de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos relacionados à agricultura e à alimentação. Em 2014, foi inaugurado o Prédio do Banco Genético (BGE), o qual dispõe de:
- a) Laboratório de Sementes
- i. Câmaras de secagem de sementes operando a 15ºC e 15% de umidade relativa;
- ii. Germinadores com controle de temperatura e fotoperíodo
- iii. Câmaras de conservação, funcionando a -18ºC.
- b) Laboratório de Conservação in vitro/em>
- i. Câmaras de conservação in vitro, com temperaturas de 10 e 20ºC
- c) Laboratório de Criopreservação
- i. Criotanques para conservação de sementes, estruturas vegetativas de plantas
- ii. Criotanques para conservação de sêmen e embriões animais
- iii. Criotanques para conservação de células microbianas
- iv. Ultrafreezers para armazenamento de DNA
Esta estrutura multiusuária está disponível para utilização por parte de profissionais que atuam em instituições de ensino e pesquisa no Brasil ou no exterior. A utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional e valores que dependem do tipo de atividade finalística desenvolvida. Para utilização, é preciso estabelecer um acordo com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no qual constam os deveres e os direitos dos usuários.
O usuário deve entrar em contato com o curador do Banco Genético (cenargen.curadoria@embrapa.br) e apresentar a solicitação de depósito de amostras. As análises e/ou depósito de amostras terão custo e os recursos arrecadados serão utilizados para assegurar as condições operacionais dos equipamentos multiusuários existentes. O contato para orçamento e formas de pagamento deve ser feito diretamente com o curador do Banco Genético.
O Banco Genético e a Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal estão devidamente cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações https://pnipe.mctic.gov.br/.
Pede-se que nas produções geradas a partir da estrutura multiusuária constem agradecimentos ao laboratório utilizado pelas análises realizadas, conforme o caso, e sejam enviadas as referências de suas produções científicas utilizando as instalações do espaço, para que sejam armazenadas em nosso banco de dados.
Sobre a Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal
A Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal (EQ) da Embrapa, credenciada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atua desde 1976 na quarentena de materiais vegetais para a pesquisa realizando serviços e pesquisa na área de fitossanidade. A Instrução Normativa 28, de 20de Abril de 2020, do MAPA, estabelece as regras para importação de material vegetal para pesquisa que são seguidas pela EQ. A EQ atende todo o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, universidades, empresas e institutos de pesquisa governamentais, assim como empresas privadas de pesquisa.
Essa estrutura multiusuário está disponível para utilização por parte de profissionais que atuam em instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Os serviços de análises fitossanitárias e a identificação de pragas seguem protocolos internacionais para diagnóstico de pragas, o laboratório funciona seguindo as normas do Sistema de Gestão da Qualidade da Embrapa e tem o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB).
- a) Laboratórios da Estação Quarentenária (EQ)
- i - serviços de análises quarentenárias/fitossanitárias;
- ii - identificação de pragas agrícolas (fungos, ácaros, insetos, nematoides, vírus, bactérias e plantas infestantes).
Para utilização dos serviços da EQ, o usuário deve entrar em contato com a equipe da Estação Quarentenária (cenargen.quarentena@embrapa.br) e apresentar o Requerimento de solicitação de importação (modelo fornecido pelo MAPA) preenchido. As análises terão custos de acordo com o montante de material a ser analisado. É preciso estabelecer um acordo com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no qual constam os deveres e os direitos dos usuários.
Dúvidas sobre procedimentos e custos devem ser direcionados para o e-mail: cenargen.quarentena@embrapa.br .