Curadoria Vegetal
Os recursos genéticos são a parte da biodiversidade que tem valor atual ou potencial para a humanidade. São fundamentais para a segurança alimentar e nutricional, e fornecem elementos essenciais para a qualidade de vida das pessoas. Constituem-se na matéria-prima da qual o mundo depende para garantir a alimentação, agricultura, pecuária, silvicultura e agroindústria.
Na Embrapa, os recursos genéticos vegetais para a alimentação e a agricultura são mantidos em 159 Bancos Ativos de Germoplasma, estabelecidos nas diferentes regiões do Brasil e organizados por grupos de produtos (cereais; oleaginosas, fibrosas e leguminosas; hortaliças e condimentares; forrageiras; frutíferas; medicinais, aromáticas, corantes e inseticidas; ornamentais; florestais; palmeiras; raízes e tubérculos). A manutenção dos recursos genéticos em Bancos Ativos de Germoplasma é chamada de conservação ex situ.
Além disso, considerando a diversidade dos sistemas agrícolas no país, também são desenvolvidas ações de conservação in situ/on farm (manutenção de recursos genéticos em propriedades rurais e áreas naturais). A conservação in situ compreende o uso, o manejo e a restauração de espécies de interesse econômico e dos agroecossistemas associados. É parte fundamental do sistema de conservação de recursos genéticos do Brasil, pois assegura a continuidade de processos evolutivos resultantes da interação com o ambiente, permitindo a manutenção e ampliação de variabilidade genética das espécies, importante para adaptação às mudanças climáticas, sociais e culturais.
Números totais
Número de registros únicos
607
Gêneros
2.595
Espécies
207.260
Acessos únicos
Fonte: AleloVegetal, em 25/01/2025.
Para mais informações sobre coleções e bancos de germoplasma vegetal, acesse o sítio AleloVegetal Consultas.